Grupo de Trabalho da Câmara acompanha atendimento no HFM e Santa Casa

Aconteceu no fim da tarde desta segunda-feira (6), no Hospital Ferreira Machado (HFM) e na Santa Casa de Misericórdia, a primeira ação do Grupo de Trabalho Extraordinário da Câmara de Campos que objetiva acompanhar o quadro pandêmico da Covid-19 no município e suas consequências, visando não só a garantia do atendimento à população como também prestar apoio aos profissionais que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus e colaborar com o Executivo Municipal para a gradual retomada das atividades socioeconômicas.

Os vereadores ouviram profissionais da Saúde e verificaram a disponibilidade de leitos para pacientes nas duas unidades hospitalares. Relatório da ação deve ser prestado à Mesa Diretora da Casa Legislativa, inclusive com a possibilidade de proposta de ações e projetos em resposta às demandas averiguadas. A ação foi aprovada pelo superintendente do HFM, o médico Arthur Borges.

– Não foi a primeira visita e, quando os vereadores vêm ao hospital, para mim, é uma segurança. Quando a gente coloca no papel as informações, como quantos pacientes estão internados, como está a situação de trabalho, é diferente. É diferente a gente enviar um relatório e eles verem, de verdade, como o hospital está funcionando. É sempre um cenário de guerra e não só em Campos como em toda a parte do mundo, mas eu tenho certeza de que vamos conseguir passar por isso. A primeira coisa que conversei com os vereadores foi sobre eles terem um contato muito grande com a população e isso ser um fator de apoio aos profissionais que atuam no Ferreira Machado. A gente também tem um contato grande com a população, mas quando as pessoas estão doentes, em tratamento. Então, quando os vereadores vêm aqui, vendo as condições de funcionamento e as nossas dificuldades, eles têm a capacidade de repassar isso para a população e tirar um pouco dessa pressão que fica sobre a gente – destacou o médico.

O vereador Helinho Nahim destacou que a ação não foi apenas para fiscalização. “Não buscamos somente fiscalizar o atendimento, mas ouvir as pessoas, os profissionais, apontar ideias que, às vezes, quem está na ponta, na exaustão do trabalho, não consegue visualizar. Parabenizo a atuação dos profissionais do HFM, hospital referência em trauma para toda a região, mas que, há menos de um mês, conseguiu abrir espaço para atendimento também a pacientes com Covid. Com a sensibilidade desses profissionais, hoje são mais de 20 pessoas com a doença atendidas e outras aguardando leitos clínicos e de UTI, declarou.

Segundo o coordenador do Grupo de Trabalho da Câmara, o vereador Marcione da Farmácia, a fila de espera por leitos verificada no Hospital Ferreira Machado gerou a visita à Santa Casa de Misericórdia, para averiguar a disponibilidade de vagas para pacientes com Covid-19. Na unidade hospitalar, os vereadores foram recebidos pelo diretor da Santa Casa, o médico Kleber Glória, que guiou a visita e apresentou dados da ocupação.

– O objetivo deste trabalho, do trabalho da Câmara, é fazer com que a população, nesse momento crítico da pandemia, possa receber um atendimento digno e pudemos verificar a excelência do trabalho prestado por esses profissionais – concluiu o vereador Anderson de Matos.

Saiba mais sobre os Grupos de Trabalho Extraordinário da Câmara de Campos aqui e aqui.

  • Related Posts

    • janeiro 22, 2026
    • 163 views
    • 2 minutes Read
    Documentário “Histórias de Pescador” e episódio inédito de “Elas têm história” abrem nova programação da TV Câmara Campos

    A TV Câmara Campos inicia 2026 com novidades na programação, em comemoração aos 10 anos de atividade. No dia 30 de janeiro, a partir das 18h30, será transmitido, ao vivo, o lançamento do documentário “Histórias de Pescador: navegação e pesca no Farol de São Tomé”, direto da orla da praia campista, em frente ao quiosque da Secretaria do Meio Ambiente. A transmissão acontece por meio de uma parceria entre a TV Câmara Campos e a produção do documentário, que foi realizado através da Lei Paulo Gustavo. O média-metragem de 40 minutos retrata a vida dos pescadores artesanais do Farol de São Tomé e a importância histórica e funcional do farol, monumento francês do século XIX que desempenha papel fundamental na segurança da navegação na costa do município. A produção destaca a adaptação da pesca artesanal ao longo do tempo, preservando tradições e reafirmando sua relevância cultural. O documentário também revisita o processo de desenvolvimento da localidade, desde o período colonial até a consolidação da praia como balneário turístico, evidenciando a convivência entre tradição e modernidade à beira-mar. A transmissão pela TV Câmara Campos reforça o compromisso do Legislativo com a valorização da memória, da cultura e da identidade do povo…

    Leia Mais

    • dezembro 29, 2025
    • 387 views
    • 2 minutes Read
    Câmara de Vereadores tem mais de 3.000 matérias protocoladas em 2025

    A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes encerra o ano de 2025 com destaque na produtividade legislativa. A Secretaria Legislativa recebeu 3.105 matérias para iniciarem a tramitação na Casa de Leis. Entre as matérias protocoladas, foram 2.271 Indicações Simples, 344 Requerimentos, 57 Indicações Legislativas, e 433 Projetos de Lei, de Leis Complementares, Resoluções e de Decretos Legislativos. Durante o ano de 2025, foram realizadas 104 sessões ordinárias, com aprovação total de 203 projetos – entre Leis Ordinárias, Leis Complementares, Resoluções e Decretos Legislativos. Além disso, foi convocada sessão extraordinária, com aprovação de um Projeto de Lei Complementar. Para o presidente da Câmara Municipal, Fred Rangel (PP), o resultado foi alcançado por meio do diálogo e do desempenho dos vereadores. “A gente buscou construir pautas que atendessem às demandas dos vereadores, foram inúmeros Indicações Legislativas, Indicações Simples e Projetos de Leis. Entendemos que a dinâmica das sessões têm que ter sintonia com essas demandas. Conseguimos, dentro das sessões, abranger essa produção legislativa, valorizando o trabalho dos vereadores”, destacou. Também foram realizadas 20 audiências públicas, que buscaram discutir temas de interesse da população. Além disso, no segundo semestre de 2025, a CPI da Enel apresentou o relatório final, com encaminhamento ao Ministério…

    Leia Mais

    Conteúdo Relacionado

    Documentário “Histórias de Pescador” e episódio inédito de “Elas têm história” abrem nova programação da TV Câmara Campos

    • janeiro 22, 2026
    Documentário “Histórias de Pescador” e episódio inédito de “Elas têm história” abrem nova programação da TV Câmara Campos

    Câmara de Vereadores tem mais de 3.000 matérias protocoladas em 2025

    • dezembro 29, 2025
    Câmara de Vereadores tem mais de 3.000 matérias protocoladas em 2025

    Vereadores aprovam projeto do Executivo em sessão extraordinária

    • dezembro 24, 2025
    Vereadores aprovam projeto do Executivo em sessão extraordinária

    Câmara convoca para sessão extraordinária

    • dezembro 22, 2025
    Câmara convoca para sessão extraordinária

    Câmara aprova PPA 2026-2029 e LOA 2026

    • dezembro 11, 2025
    Câmara aprova PPA 2026-2029 e LOA 2026

    Sessão ordinária desta terça-feira (09)

    • dezembro 10, 2025
    Sessão ordinária desta terça-feira (09)