
O interior, a recuperação de estradas e reabertura de unidades de saúde entre os temas debatidos no Câmara Aberta da noite desta segunda-feira (29), que teve como entrevistados os vereadores Beto Abençoado (Solidariedade) e Dandinho de Rio Preto (PSD). O programa de entrevistas da Câmara Municipal de Campos vai ao ar todas as segundas, às 20 horas, na Rádio Aurora, e tem o objetivo de servir de mais um espaço de aproximação dos cidadãos com o Legislativo campista.
Primeiro a ser entrevistado, Beto Abençoado, que nasceu em Pedra Lisa, na região Norte de Campos, destacou a importância do agronegócio e anunciou ações do Executivo que vão beneficiar não só produtores, mas diversas localidades mais afastadas do centro urbano do município.
– Vivemos um momento de crise por causa da Covid-19, mas o município tem um potencial muito grande e sabemos que as coisas vão acontecer. O interior foi deixado de lado, abandonado pelo governo anterior , mas sabemos que, hoje, o grande investimento é o agronegócio, a agricultura. Nós, vereadores, temos conversado muito com o prefeito Wladimir Garotinho, levando as demandas das comunidades. E temos novidades. Em parceria com o governo do Estado, a Prefeitura está revisando equipamentos e vai começar a funcionar um patrulha rural em Conselheiro Josino, que vai atender produtores de toda a região. Outra patrulha vai atuar na região Sul de Campos – adiantou o vereador.
Beto Abençoado citou outra parceria. “Sou do interior e sei o que é acordar 4 horas da madrugada. Vejo o trabalhador, que acorda essa hora, começa a trabalhar e só para seis horas da tarde. A Prefeitura firmou parceria com a concessionária Arteris Fluminense (concessionária da BR 101) e vai aproveitar o material fresado de asfalto, doado pela concessionária, para melhorar as estradas vicinais do município. Vai beneficiar não só os produtores, com o escoamento da produção, como o deslocamento dos moradores. Todo dia visito um localidade do interior, ouço as demandas. Nosso objetivo é interagir com a população e chamar toda a sociedade a participar, porque é através do diálogo, do entendimento, que vamos tirar Campos do caos em que encontramos o município”.
O segundo entrevistado do Câmara Aberta foi o vereador Dandinho, que é de Rio Preto. Ele destacou a responsabilidade da atual Legislatura, que foi renovada em mais de 80%, e citou ações desenvolvidas em conjunto com a comunidade e órgãos públicos. Para ele, assim como para o entrevistado anterior, o diferencial é que, hoje, a Câmara não é composta por “vereadores de gabinete”.
– Visitamos todos os bairros e comunidades, fazendo levantamento, ouvindo demandas para apresentar como solicitações na Câmara. Começamos o ano recuperando espaços públicos que foram abandonados, como Vila Olímpica do Parque Esplanada. Lá, juntamos equipes dos órgãos municipais locais e os moradores que quiseram participar em um grande mutirão, para recuperar aquela obra, que é gigantesca e onde serão desenvolvidos vários projetos importantes. Outra demanda grande que recebo é pela reabertura de UBS. Mais da metade das unidades de saúde foram fechadas no governo passado e estamos, junto à prefeitura, buscando a reabertura delas. A maior demanda que recebo é pela reabertura da UBS Jamil Abdu, de Nova Brasília, compromisso que assumi em alcançar o mais breve possível. Mas outras comunidades sofridas, como a de Três Vendas, também precisam ter suas UBSs funcionando – declarou o vereador.
Dndinho também destacou projetos que vão beneficiar o interior. “Em breve a estrada que liga Santa Cruz a Conceição do Imbé será recuperada, por meio de um convênio firmado pelo prefeito Wladimir com o DER (Departamento de Estrada de Rodagem). Outro projeto que defendemos na Câmara e que logo será desenvolvido pelo município é a Feira da Roça do Interior, e a primeira será em Rio Preto”, anunciou.
Mais informações sobre projetos e sobre a atuação dos vereadores Beto Abençoado e Dandinho de Rio Preto podem ser conferidas aqui, no Câmara Aberta.