Vereador Helinho Nahim destaca combate à Covid-19 no Câmara Aberta

O Câmara Aberta desta segunda-feira (05) teve como entrevistado o vereador Helinho Nahim (PTC). A visita a unidades de Saúde para acompanhar a evolução dos casos de Covid-19 foi um dos destaques. Com objetivo de deixar o Legislativo de Campos cada vez mais próximo da população, o programa de entrevistas da Câmara Municipal é apresentado, ao vivo, todas as segundas, às 20h, na Rádio Aurora.

O primeiro assunto abordado na entrevista foi a visita realizada ao Hospital Ferreira Machado (HFM) e à Santa Casa de Misericórdia nesta segunda-feira, pelo Grupo de Trabalho Extraordinário da Câmara, do qual o vereador Helinho Nahim (PTC) é membro. Ele explicou que o HFM é especialista em trauma, porém, neste momento foi possível montar uma ala para atendimento de pacientes com coronavírus.

“O HFM montou uma ala específica para Covid-19 e hoje tem 20 pacientes em leito clínico e UTI. Quero parabenizar os funcionários, que estão exaustos, literalmente. Vamos solicitar junto à presidência que a gente comece a dar acompanhamento até psicológico para esses funcionários porque o nível de exaustão dessas pessoas é enorme”, disse o vereador, esclarecendo ainda que a função do parlamentar é fiscalizar e criar alternativas de soluções para o poder público.

Respondendo a perguntas de ouvintes, Helinho Nahim também falou sobre a decretação municipal do novo lockdown. Ressaltando a importância do debate democrático, ele se posicionou a favor da flexibilização de algumas restrições. “Eu, na minha opinião pessoal e do vereador Helinho Nahim, acho que deveria ter flexibilização do comércio, principalmente com a possibilidade de take away. Porém, tem outros vereadores que têm opinião contrária à minha”, explicou.

“Tenho tido algumas conversas com o Poder Executivo. E, hoje, o prefeito, mesmo sem desejar, pediu mais essa uma semana à Carjopa, à CDL, a todos os comércios envolvidos e também à Câmara Municipal de vereadores para que entendessem que é uma decisão dele. Ele foi eleito para isso. Quem passa para ele que não deve haver essa flexibilização é toda parte médica, técnica e científica. Eu, particularmente, fui a favor do primeiro lockdown e da manutenção, porém, dessa vez, fui terminantemente contra”, concluiu.

O vereador também destacou a importância da população seguir as medidas de prevenção ao coronavírus. “O problema é muito maior e acho que a gente vai passar por uma crise financeira no nosso país gigante. Vai ter muita gente em depressão, vamos ter que criar um Plano Psicológico Municipal. O problema vai ser muito maior que a Covid”, afirmou, apontando, ainda, que o comércio de Campos está há cerca de seis anos passando por dificuldades.

Sobre os pacientes renais crônicos no município, Helinho Nahim relatou que teve uma reunião no início de fevereiro com o vice-prefeito e representantes da associação. “Campos tem uma defasagem muito grande para esses pacientes. Há uma fila de espera para fazer hemodiálise razoável”, relatou. De acordo com o vereador, há problema, também, no transporte desses pacientes. Ele destacou que já foi solicitado que os pacientes renais crônicos sejam colocados na lista de prioritários da vacinação contra Covid-19 pelo Ministério da Saúde.

Na área da Cultura, o vereador abordou o projeto Canta Campos, festival de música amador realizado no município em 2019 que teve cerca de 183 mil votos na internet na etapa final. “Agora, criamos no nosso gabinete o projeto Campos Canta Mais. É um projeto do meu gabinete que terá apoio da Câmara. Será um festival de música amador e nós vamos abrir as inscrições assim que o município mudar de fase de restrição. É para valorizar o nosso artista local”, afirmou, acrescentando que o festival será realizado de forma online.

Duas propostas apresentadas pelo vereador foram destacadas na entrevista: a Indicação Legislativa sobre a Lei de Incentivo à Cultura e ao Esporte no Município e um Projeto, que está ainda em tramitação no Legislativo, que determina que todos os hospitais contratualizados do município tenham um Portal da Transparência.

*Por Lohaynne Gregório – Ascom Câmara Campos
06/04/2021

  • Related Posts

    • janeiro 22, 2026
    • 163 views
    • 2 minutes Read
    Documentário “Histórias de Pescador” e episódio inédito de “Elas têm história” abrem nova programação da TV Câmara Campos

    A TV Câmara Campos inicia 2026 com novidades na programação, em comemoração aos 10 anos de atividade. No dia 30 de janeiro, a partir das 18h30, será transmitido, ao vivo, o lançamento do documentário “Histórias de Pescador: navegação e pesca no Farol de São Tomé”, direto da orla da praia campista, em frente ao quiosque da Secretaria do Meio Ambiente. A transmissão acontece por meio de uma parceria entre a TV Câmara Campos e a produção do documentário, que foi realizado através da Lei Paulo Gustavo. O média-metragem de 40 minutos retrata a vida dos pescadores artesanais do Farol de São Tomé e a importância histórica e funcional do farol, monumento francês do século XIX que desempenha papel fundamental na segurança da navegação na costa do município. A produção destaca a adaptação da pesca artesanal ao longo do tempo, preservando tradições e reafirmando sua relevância cultural. O documentário também revisita o processo de desenvolvimento da localidade, desde o período colonial até a consolidação da praia como balneário turístico, evidenciando a convivência entre tradição e modernidade à beira-mar. A transmissão pela TV Câmara Campos reforça o compromisso do Legislativo com a valorização da memória, da cultura e da identidade do povo…

    Leia Mais

    • dezembro 29, 2025
    • 387 views
    • 2 minutes Read
    Câmara de Vereadores tem mais de 3.000 matérias protocoladas em 2025

    A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes encerra o ano de 2025 com destaque na produtividade legislativa. A Secretaria Legislativa recebeu 3.105 matérias para iniciarem a tramitação na Casa de Leis. Entre as matérias protocoladas, foram 2.271 Indicações Simples, 344 Requerimentos, 57 Indicações Legislativas, e 433 Projetos de Lei, de Leis Complementares, Resoluções e de Decretos Legislativos. Durante o ano de 2025, foram realizadas 104 sessões ordinárias, com aprovação total de 203 projetos – entre Leis Ordinárias, Leis Complementares, Resoluções e Decretos Legislativos. Além disso, foi convocada sessão extraordinária, com aprovação de um Projeto de Lei Complementar. Para o presidente da Câmara Municipal, Fred Rangel (PP), o resultado foi alcançado por meio do diálogo e do desempenho dos vereadores. “A gente buscou construir pautas que atendessem às demandas dos vereadores, foram inúmeros Indicações Legislativas, Indicações Simples e Projetos de Leis. Entendemos que a dinâmica das sessões têm que ter sintonia com essas demandas. Conseguimos, dentro das sessões, abranger essa produção legislativa, valorizando o trabalho dos vereadores”, destacou. Também foram realizadas 20 audiências públicas, que buscaram discutir temas de interesse da população. Além disso, no segundo semestre de 2025, a CPI da Enel apresentou o relatório final, com encaminhamento ao Ministério…

    Leia Mais

    Conteúdo Relacionado

    Documentário “Histórias de Pescador” e episódio inédito de “Elas têm história” abrem nova programação da TV Câmara Campos

    • janeiro 22, 2026
    Documentário “Histórias de Pescador” e episódio inédito de “Elas têm história” abrem nova programação da TV Câmara Campos

    Câmara de Vereadores tem mais de 3.000 matérias protocoladas em 2025

    • dezembro 29, 2025
    Câmara de Vereadores tem mais de 3.000 matérias protocoladas em 2025

    Vereadores aprovam projeto do Executivo em sessão extraordinária

    • dezembro 24, 2025
    Vereadores aprovam projeto do Executivo em sessão extraordinária

    Câmara convoca para sessão extraordinária

    • dezembro 22, 2025
    Câmara convoca para sessão extraordinária

    Câmara aprova PPA 2026-2029 e LOA 2026

    • dezembro 11, 2025
    Câmara aprova PPA 2026-2029 e LOA 2026

    Sessão ordinária desta terça-feira (09)

    • dezembro 10, 2025
    Sessão ordinária desta terça-feira (09)