
A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes recebeu, na tarde desta terça-feira (19), o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury, em uma reunião com os vereadores no Plenário Álvaro Lopes Vida. A autoridade explicou aos edis os motivos que levaram à publicação do Decreto 0026/2021, do Executivo, que coloca o município na Fase Laranja do Plano de Retomada de Atividades Econômicas e Sociais.
O presidente do Legislativo, Fábio Ribeiro (PSD), colocou a Casa à disposição para o combate ao coronavírus. De acordo com a afirmação de Charbell Kury, a Saúde Pública de Campos dos Goytacazes está entrando em colapso. Ele explicou que o Decreto 026/2021, publicado em edição suplementar do Diário Oficial no último dia 18, estará em vigor até o próximo dia 25. A medida tem por objetivo reduzir o número de pessoas circulando nas ruas da cidade, para controlar o número de pessoas contaminadas pelos Covid-19.
A Fase Laranja determina o fechamento do comércio de rua, shoppings, restaurantes , bares, academias de ginástica e demais segmentos. O médico Charbell Kury ressaltou que Campos está numa fase muito complicada da doença, com falta de leitos tanto na rede pública como particular, além de profissionais para trabalharem nas dez novas vagas de UTI que serão restabelecidas com a aquisição de respiradores obtidos pelo Executivo.
Hoje, foi um dia histórico para Campos, com a chegada das 5.400 doses da vacina contra a Covid-19 e a partir de amanhã (quarta-feira) os profissionais de saúde que integram a comissão de frente começarão a ser imunizados. Esse é o primeiro passo. Acreditamos que dentro de sete dias a situação seja controlada e a Fase Laranja substituída pela Fase Amarela. No entanto, restrições continuarão, esclareceu.
Durante a reunião, os vereadores tiveram a oportunidade de questionar e tirar dúvidas sobre o Decreto. Fábio Ribeiro agradeceu a presença dos vereadores e do subsecretário, colocando os meios de comunicação da Câmara para ajudar numa campanha de conscientização junto à população, que é peça fundamental na luta contra à Covid-19.
*Com informações da assessoria
20/01/2021