Seguindo a programação do ‘Setembro Amarelo”, a Câmara Municipal sediou na tarde desta terça-feira (12), uma palestra sobre saúde mental com o tema “A política pública e a prevenção do suicídio”,ministrada pela psicóloga Denise Saleme Maciel Gondim. O evento foi realizado pela Escola Legislativa de Campos.

Durante a palestra, Denise frisou que o suicídio não pode ser generalizado e tratado como uma doença.

"Hoje, temos um problema: os índices de suicídios vêm aumentando, principalmente nos mais jovens - entre 15 e 29 anos. A gente tem que ter atenção com o próximo, notar os comportamentos e buscar ajudar essas pessoas. Não podemos generalizar e falar que o suicídio é um problema mental ou falta de fé. É um problema complexo, que não é uma doença, engloba diversos estados que uma pessoa passa e vai até as políticas públicas com a população", contou.

O evento teve como objetivo informar e conscientizar o público sobre a importância de cuidar da saúde mental, além de frisar a importância de políticas públicas para a prevenção de suicídios.

O Setembro Amarelo de 2023 tem como lema “Se precisar, peça ajuda!”. Uma das formas de pedir ajuda é pelo telefone 188 - Centro de Valorização da Vida (CVV). A ONG atua com apoio emocional e prevenção do suicídio. O atendimento é voluntário e gratuito para todas as pessoas que precisam conversar, sob total sigilo, e funciona 24 horas todos os dias.