O histórico Palácio Nilo Peçanha, sede do Legislativo campista, está passando por obras para garantir acessibilidade ao cidadão. As intervenções estão sendo realizadas no estacionamento, nas escadarias e nos corredores de todos os andares do prédio, seguindo as normas técnicas que regulam a acessibilidade no país em cumprimento à Lei Federal 10.098/2.000.

Para a superintendente administrativa da Câmara Municipal, Leandra Barcelos, as adaptações vão permitir que as pessoas com deficiência possam utilizar os espaços com segurança e autonomia. “O órgão público precisa garantir acessibilidade a todo cidadão. Enquanto gestores do aparato público, nossa missão é que a Câmara seja efetivamente do povo e que todas as pessoas possam transitar com segurança nesta Casa”, concluiu.

As obras no estacionamento já foram concluídas. A partir de agora, os visitantes contam com a faixa elevada, que garante a passagem segura de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida até a porta de entrada.

Nos corredores de todos os andares, foi instalado o piso tátil direcional e de alerta, para guiar as pessoas com deficiência visual. Já as portas dos setores e gabinetes ganharam placas de identificação com legenda para leitura tátil em braille.

As obras continuam e está sendo realizada a instalação de corrimão em todas as escadas, além de sinalização tátil para marcar os degraus. Os banheiros também passaram por reforma, com as adaptações necessárias de acessibilidade.

O Palácio Nilo Peçanha, construído em 1935, é tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Coppam). Por ser um prédio histórico, as obras intervenções de acessibilidade precisaram ser adequadas às normas de preservação da construção.