Desordem urbana foi o tema da audiência pública na tarde de sexta-feira (20). A reunião foi presidida pelo vereador Marquinho Bacellar (Solidariedade) e teve a participação dos deputados estaduais Filippe Poubel (PL), Rodrigo Amorim (PTB) e Alan Lopes (PL) - esses parlamentares também fazem parte da Comissão Especial para acompanhar as políticas públicas de combate à desordem urbana da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

O primeiro momento do encontro foi marcado pelo discurso dos convidados inscritos para a audiência. Confira os tópicos abaixo:

O empresário Marlon Guido falou da desordem pública em Campos e citou dificuldades com o transporte público e o trânsito. Pediu que as discussões no plenário tenham uma atenção especial para essas pautas.

Já a coordenadora do programa Centro Pop, Maria Júlia Lessa, pediu aos parlamentares atenção especial e políticas públicas para as pessoas em situação de rua. O representante da Secretaria de Ordem Pública, Jackson Souza, apresentou o trabalho da pasta e divulgou resultados da mesma. Pediu aos deputados presentes reforço para o 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), Fernando Loureiro, pediu voz ativa na Câmara com um Conselhão criado no município. Além de melhorias no transporte público. O presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Nelson Godá, apresentou os projetos realizados e resultados alcançados pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transportes. Também solicitou aos deputados um pacote de medidas de fiscalização para o município.

Comandante da Guarda Municipal de Campos, Wellington Levino falou sobre efetivo da Guarda de Campos e serviços prestados para a população. Citou a necessidade de renovação do efetivo da GCM.

O coordenador do Segurança Presente, Luciano Tavares, explicou como funciona o programa e reforçou o pedido de políticas públicas para pessoas em situação de rua. Também solicitou atenção com os prédios abandonados da cidade.

Após os discursos, vereadores tiveram a palavra e falaram sobre a desordem pública na cidade e também deixaram comentários para os deputados estaduais convidados para a audiência.

Por fim, Filippe Poubel (PL), Rodrigo Amorim (PTB) e Alan Lopes (PL) tiveram a palavra e explanaram suas visões sobre o tema. O parlamentar Alan Lopes destacou que foi o criador da Comissão Especial de combate à desordem urbana da Alerj e destacou as operações realizadas ao longo dos últimos meses.

O deputado Rodrigo Amorim reforçou que os parlamentares da Alerj estão à disposição da população campista e também explicou o papel da pasta no Estado do Rio. Para finalizar, o deputado estadual Filippe Poubel explicou como funciona as fiscalizações feitas pela comissão e a importância de realizá-las.

Estiveram presente os seguintes vereadores da Casa: Abdu Neme (Avante), Cabo Alonsimar (Podemos), Álvaro Oliveira (PSD), Dandinho de Rio Preto (PSD), Bruno Vianna (PSD), Bruno Pezão (PL), Fred Machado (Cidadania), Fred Rangel (PSD), Helinho Nahim (Agir), Igor Pereira (Solidariedade), Kassiano Tavares (PSD), Luciano Rio Lu (PDT), Marcione da Farmácia (União), Marquinho do Transporte (PDT), Marquinho Bacellar (Solidariedade), Pastor Marcos Elias (PSC), Juninho Virgílio (União), Nildo Cardoso (União), Raphael Thuin (PTB), Rogério Matoso (União), Silvinho Martins (MDB) e Paulo Arantes (PDT).