Durante a sessão ordinária desta terça-feira (26), os vereadores de Câmara Municipal de Campos solicitaram mais atenção por parte do governo municipal para a localidade de Rio Preto. Eles lembraram o acidente ocorrido no último final de semana, quando uma jovem veio a falecer num acidente após sofrer uma queda numa das cachoeiras.

Abrindo a sessão, o vereador Marcão Gomes comunicou ter protocolado na secretaria da Câmara um pedido de instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), diante do aparecimento do nome da prefeita Rosinha Garotinho na lista de doações da Construtora Odebrecht.

Assinaram o requerimento os vereadores Rafael Diniz, Alexandre Tadeu, Genásio, Gil Viana, Dayvison Miranda, José Carlos, Nildo Cardoso e Fred Machado. “Precisamos saber se existe ou não alguma irregularidade após a divulgação do nome da prefeita nesta lista”, disse Marcão.

O vereador Paulo Hirano, em nome da bancada governista, rechaçou o pedido da CPI. “São recursos de doação de campanha que eram legalmente permitidos até a última eleição. O que não se pode permitir é tirar conclusões e condenar pessoas através de ilações”.

O presidente da Câmara, vereador Edson Batista, falou sobre o pedido da abertura da CPI. “Os critérios de admissibilidade da CPI estão aceitos e ela vai seguir os trâmites normais”, informou.

Edson Batista declarou que há na Câmara dois pedidos de instalação de CPI já protocoladas, que tem prioridade para ser instaladas. Uma para apurar denúncias de trabalho infantil; a outra, sobre o agravamento da violência no município.

O vereador Gil Viana solicitou apoio da prefeitura para sinalização da cachoeira de Rio Preto. “Peço o apoio dos colegas para solicitar que sinalize o local com informações no local onde uma moça caiu neste fim de semana e veio a falecer”.

O vereador Abdu Neme lembrou uma lei de sua autoria aprovada pela Câmara sobre a campanha de vacinação contra o H1N1. “Destaco a importância desta lei que viabiliza a vacinação para pessoas acamadas e idosos internos de asilos. O agendamento para a visita domiciliar de vacinação pode ser feito através do telefone 2722-0805”, informou.

Encerrando a sessão, o presidente do Legislativo convidou a todos para a programação desta quarta-feira (27), na Câmara, com a exibição de um documentário com a história dos Sete Capitães, primeiros colonizadores da região, além da inauguração de um monumento alusivo ao trajeto percorrido pelos donatários das terras.

“Também vamos inaugurar um monumento alusivo à formação da primeira Câmara de Campos. Com isso, seguimos com nossos pilares de transparência, participação e resgate histórico”, concluiu.

*Fonte: Ascom Câmara Campos