Compartilhe em suas redes sociais:

Na 8ª edição do Ciclo de Seminários Pós-Petróleo – Novos Horizontes de Desenvolvimento, nesta quinta-feira (30) no plenário da Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes-RJ, foi debatido o tema “A importância do foco no planejamento e gerenciamento intensivo de projetos prioritários num cenário de crise econômica”.

O evento foi aberto pela diretora da Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle), Claudia Oliveira, e conduzido pelo professor e mestre especialista em Gerenciamento de Projetos, Júlio Manhães.

“Este seminário buscou explorar a aderência do gerenciamento de projetos na gestão pública, através do estudo de casos de sucesso do governo do estado do Espírito Santo. Por outro lado, ressaltou-se a importância do fator humano na gestão de projetos”, disse Júlio.

O encontro contou com uma palestra do gerente do Escritório de Gerenciamento de Projetos do Governo do Espírito Santo, Carlos Victor Pestana, que falou sobre o “Modelo de Gestão da Estratégia do Governo do ES”.

O professor titular da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Programa de Gestão de Projetos da Fundação Instituto de Administração (FIA), Dr. Roberto Sbragia, ministrou um painel sobre “Gestão de Projetos – Tendências recentes”.

“Na nossa cultura ainda impera a informalidade, o improviso, o pouco apreço ao planejamento, o que desfavorece o uso de ferramentas mais estruturadas. Mas essas ferramentas práticas ainda que com grau de sofisticação não são suficientes. Antes de ferramentas, é preciso ter mais pessoas com atitude, habilidade, capazes de levar à frente os projetos com base na empatia humana, senso de equipe, orientação para resultados, acolhimento, entre outras coisas”, destacou Roberto.

Importância - O procurador da Câmara, um dos organizadores do Ciclo de Seminários, Felippe Klem, fez um balanço deste primeiro ciclo de seminários no primeiro semestre de 2016, que contou com oito edições.

“Os seminários abriram os horizontes de todos que procuraram conhecer um pouco mais de cada tema debatido. Mas tão importante quanto produzir é preservar o conhecimento e a memória. Portanto, o presidente da Câmara, Edson Batista, já deu as diretrizes para que seja feito um grande relatório, um livro e um site do ciclo de seminários, abrindo os caminhos para novas idéias no rumo do desenvolvimento de novas cadeias produtivas”, informou Klem.

Organização -  A equipe organizadora desta 8ª edição do Ciclo de Seminários foi composta por Caio Fernandes, secretário da JCI; João Marcos, representante da Midas Consultoria Júnior; e Brunner Rabelo, representante da Engloba Júnior. O evento desta quinta-feira contou com a presença de um representante do Grupo Barcelos na platéia. O público compareceu em grande número ao plenário da Câmara.

Fonte: Ascom Câmara Campos