Na 6ª edição do Seminário Pós Petróleo, nesta quinta-feira (28) no plenário da Câmara, foi debatido o tema “Construção Civil – Um Plano para o Futuro”. O encontro reuniu representantes de instituições profissionais, como o CREA-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro), Anfea (Associação Norte Fluminense de Engenharia e Arquitetura); Sindicato da Indústria de Construção Civil do Norte Fluminense (Sinduscon-NF); Banco do Brasil; Reducon (Rede de Construtoras), de Campos; e empresa de consultoria, JL.

“Esse é um momento importante para a cidade de Campos. Um momento em que se está discutindo o fim do petróleo, que é um recurso finito, que não vai acabar agora, mas vai acabar. Temos de envolver a escola, as universidades, para debater. Estimular profissionais da cultura para pensar que tipo de cidade nós queremos no futuro. Como. por exemplo, com uma energia alternativa, limpa e sustentável. Esta é a oportunidade”, disse o presidente do CREA-RJ, Reynaldo Barros.

Gilberto Manhães, representante da Reducon, reconheceu que com a questão da redução do petróleo e o impacto no mercado, a região precisa de uma energia renovável, que pode ser a energia solar.

“A energia solar tem uma facilidade de ser implementada. Basta instalar o equipamento, que vai gerar energia e vai abastecer a rede, o que será compensado e abatido na conta de energia elétrica”, informou Gilberto Manhães, da Reducon.

O advogado Luiz Felippe Klem, procurador jurídico do Legislativo, que representou a Câmara e tomou posse na diretoria no Parque Tecnológico do Norte Fluminense, enfatizou a mudança de paradigma na Casa de leis no papel de interlocução das demandas da sociedade.

“A Câmara pertence à sociedade. E vem assumindo seu papel representativo.  O Parque Tecnológico abriu espaço de diálogo com a sociedade para consultar as demandas públicas da sociedade com o poder público, saber o que a sociedade civil organizada pensa. Esta foi uma mudança de paradigma estabelecida na gestão do presidente da Câmara Municipal de Campos, vereador Edson Batista”, afirmou Klem.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Campos