A praia campista do Farol de São Thomé recebeu, nesta sexta-feira (2), a unidade móvel do Hemocentro do Hospital Ferreira Machado (HFM). A iniciativa é do vereador Abu (PPS), que realiza a terceira campanha com o objetivo de aumentar o número de doações de sangue.

O vereador explicou que a ação é uma forma de contribuir para a manutenção do estoque de sangue do Hemocentro. “Sabemos da importância da doação de sangue para salvas vidas. E neste período de férias, as doações diminuem. Por isso, nós resolvemos realizar esta campanha no Farol, trazendo o Hemocentro até os doadores”, concluiu Abu.

Durante todo o dia, dezenas de pessoas compareceram para realizar a doação. A enfermeira coordenadora do Hemocentro, Isabela Parente, ressaltou a coleta externa atinge um grande público. Os doadores também podem procurar a sede, localizada no HFM.

Não é preciso estar em jejum para doar sangue, basta não ter ingerido alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação, nem bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. É necessário ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais.