A TV Câmara Campos tem desenvolvido um grande trabalho em pouco mais de três anos desde que entrou no ar, no dia 19 de fevereiro de 2013, ainda só pela internet - no dia 26 de agosto de 2014 a TV Câmara passou a ser transmitida na tv por assinatura. Além da transmissão ao vivo das sessões legislativas, às terças e quartas-feiras; dos seminários às quintas-feiras; e das audiências públicas, realizadas frequentemente com temas importantes que precisam ser debatidos em conjunto com a sociedade, a TV Câmara Campos tem produzido diversos documentários sobre episódios e vultos históricos do município.

Já foram produzidos documentários sobre Nilo Peçanha, José do Patrocínio, Capitão Kirk, Benta Pereira, Saldanha da Gama e Luiz Carlos Lacerda, os dois primeiros que também ganharam estátuas e os outros, bustos no Corredor Histórico e Cultural.

Além destes, foi produzido o documentário sobre o Palácio Nilo Peçanha, sede da Câmara de Vereadores de Campos. Os documentários são exibidos durante a programação da TV Câmara e também podem ser assistidos na internet, na seção Memorial Câmara no portal da Câmara (www.camaracampos.rj.gov.br).

Os Sete Capitães - Os próximos documentários em fase final de pós-produção são sobre os Sete Capitães, primeiros colonizadores da região, que será lançado no dia 27 de abril; e sobre a escrava Justina do Espírito Santo, mãe de José do Patrocínio, previsto para maio.

Além destes documentários históricos, a TV Câmara Campos tem produzido outros documentários jornalísticos para serem exibidos durantes os Seminários Pós-Petróleo, que são realizados às quintas-feiras, às 14 horas, no plenário com o objetivo de apontar novos caminhos para o desenvolvimento do município.

- Esses vídeos são relatos de pessoas que conseguiram avançar a partir dos serviços que são oferecidos. Num período em que se fala de crise, temos exemplos de superação. O nosso objetivo com esses vídeos é contar histórias de pessoas que se superam com frutos do próprio trabalho. É um exemplo para todo mundo. Uma ótima oportunidade de ouvir e aprender. Afinal, a melhor parte do jornalismo é ouvir. São contribuições para o seminário, para que o público conheça a história dessas pessoas e de repente, quem sabe, sejam despertados pelo desejo de crescer e evoluir - disse a chefe da TV Câmara, Katiana Rodrigues.

Por conta do feriado de Tiradentes, nesta quinta-feira (21) não houve seminário. O próximo seminário será realizado no dia 28, às 14h, sobre a crise e o papel da construção civil na economia de Campos.

Extensa cobertura - Além das atividades próprias da Câmara de Vereadores, a TV Câmara Campos, cobriu eventos realizados em parceria com a Câmara, como o Fórum de Tendências e Tecnologias em Arquitetura, Urbanismo e Engenharias (Fortt 2015), que aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de outubro de 2015 no Sest/Senat, em Campos; e o 1º Festival Doces Palavras (FDP), realizado no período de 23 a 27 de setembro, no Jardim do Liceu.

A TV Câmara pode ser assistida pela tv, no canal 152 da Ver TV ou no canal 2 da Blue TV. Ou pela internet no portal da Câmara (www.camaracampos.rj.gov.br).

Fonte: Ascom Câmara Campos