Compartilhe em suas redes sociais:

Patrimônio arquitetônico, histórico e cultural de Campos, o Palácio Nilo Peçanha, sede da Câmara Municipal, que completa 80 anos este mês, teve ontem lançado o DVD do documentário sobre sua história desde as primeiras gestões para sua edificação, ainda nos anos 20, até a construção do prédio, em 1935.

O  vídeo, com duração de 30 minutos, é o terceiro DVD do projeto “Memorial Câmara”. Segundo o presidente da Câmara, vereador Edson Batista, o documentário é uma pequena contribuição de Câmara para marcar os 180 anos da elevação de Campos à categoria de cidade.

“Essa produção faz parte da política de valorização da cultura do nosso município, compromisso esse da atual gestão da Câmara. Acredito que estamos cumprindo com nosso papel de resgatar e preservar nosso patrimônio e memória histórica, base para a formação da nossa identidade. Quero agradecer a todos que contribuíram para tornar esse documentário uma realidade”.

O documentário traz entrevistas, fotos e imagens atuais do prédio, que completou 80 anos no dia 11 de março. Deixaram seus depoimentos, o professor e pesquisador Leonardo de Vasconcellos, que participou da restauração do prédio, bem como as pesquisadoras Elis Miranda e Rosilene Tavares que escreveram e publicaram um trabalho científico sobre o quadrilátero histórico de Campos.

Também foram entrevistados, o ex-serventuário da justiça, Jorge Ribeiro, o professor, jornalista e advogado Fernando da Silveira, o arquiteto Humberto Chagas e o pesquisador João Pimentel, do Instituto Histórico e Geográfico de Campos. Todos foram homenageados com uma placa comemorativa.

O professor Fernando da Silveira falou em nome dos presentes. Ele se lembrou dos juris do quais como advogado participou no Palácio, quando o prédio serviu como Palácio da Justiça, no período de 1935, ano de inauguração, até 2007.

“Como é bom olhar para trás e perceber que mais doce que a conquista é a esperança. Tenho esperança no Brasil apesar das indignidades que estão ocorrendo. Acredito no Brasil e no povo brasileiro. Lobato se equivocou ao dizer que tudo no Brasil é grande, menos o homem. Digo que no Brasil tudo é grande, sobretudo o homem”.

O imponente prédio, que contém elementos da arquitetura greco-romana, é uma réplica do Parthenon, na Grécia Antiga. Desde sua inauguração até 2007, foi a sede do fórum da comarca de Campos.

Após o lançamento do DVD, foi realizada sessão solene para entrega do Título de Cidadania Campista e Medalha Cidade de Campos dos Goytacazes.

Ao final, o presidente ressaltou que o próximo vulto da história a ser homenageado é o capitão Ricardo João Kirk, que era campista e patrono da Aviação do Exército Brasileiro.

“Vamos criar um corredor cultural em torno dos jardins da Câmara com estátuas ou bustos dessas personalidades. Além de Kirk, vamos homenagear José do Patrocínio e Saldanha da Gama, outros campistas ilustres que honraram nossa terra”.