Câmara Municipal homenageia servidoras no Dia Internacional da Mulher

 Esta segunda-feira, 8 de Março, Dia Internacional das Mulheres, foi de homenagear as servidoras da Câmara Municipal de Campos, uma tradição seguida pela atual presidência da Casa Legislativa, estendida, este ano, também às visitantes. A homenagem foi iniciada no plenário, com um culto e distribuição de rosas brancas e vermelhas pelo presidente Fábio Ribeiro (PSD) e demais vereadores presentes. A solenidade observou os cuidados e medidas de prevenção à Covid-19.

O culto foi ministrado pelo vereador Pastar Marcos Elias (PSC) e contou com a apresentação do grupo de mulheres da igreja Assembleia de Deus Madureira/Cidade Luz. O pastor citou Provérbios 31:10 para destacar a importância da mulher: “Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de joias preciosas”.
– A Bíblia define a mulher como um vaso frágil, para destacar a importância da sua valorização pelo marido, companheiro, pai, irmão. A própria Palavra diz que seu valor excede o valor de um rubi. Ainda que excluída da família ou da sociedade, ou se abandonada por alguém, Deus jamais a abandonará, Deus a valorizará. Deus sabe o valor das mulheres, mas cabe, principalmente, a cada uma despertar sua virtude, se valorizar – disse o pastor, acrescentando que “enquanto representantes do povo, desejamos que as mulheres sejam reconhecidas pela grande participação que exercem na sociedade”.
O presidente da Câmara, Fábio Ribeiro, também falou da importância da valorização das mulheres, mas destacou a necessidade de fortalecimento da luta pela garantia dos direitos da mulher: “Hoje é um dia muito especial e um dia de lembrar das lutas pelas causas em prol das mulheres. Em 1930, registramos a primeira assinatura de carteira de trabalho de uma mulher e somente em 2015 a assinatura do trabalho da empregada doméstica. Então, ainda temos muito para avançar. Hoje, temos, na Câmara, uma composição de 25 vereadores homens. Vocês concordam com isso? Eu não concordo. Dá para contar nos dedos as mulheres que atuaram nessa Casa: Hermeny Coutinho, Dona Antônia, Dona Penha, Auxiliadora Freitas, Joílza, Cecília, Linda Mara, Marcelle Pata, Josiane Morumbi e Rosilani do Renê. No Dia de hoje, pedi a Deus sabedoria e a proteção de Maria para que continuemos lutando, lutando e lutando pelos direitos da mulher”, declarou o presidente.

A servidora Rosinéria Batista Paes, que trabalha há 38 anos na Câmara e têm duas filhas e uma neta, concorda com o presidente Fábio Ribeiro. “O que desejo para as mulheres não sejam submissas, que alcancem a própria independência, conquistando seu espaço e sendo, cada vez mais, valorizada em todas as áreas”. 
Fiéis da Assembleia de Deus fizeram uma apresentação, em que parte do louvor entoado falava sobre a marcha das mulheres: “Mulher marcha, então marcha / Não pare de lutar essa peleja (…) / Nessa causa, se você não se entregar / No final, você vai triunfar”. Pastor Alexandre fez uma oração e uma bênção às mulheres foi dada pelo vereador Beto Abençoado (Solidariedade). Finalizando o evento, o presidente da Câmara, juntamente com o pastor Marcos Elias e os vereadores Álvaro Oliveira (PSD) e Bruno Vianna (PSL) distribuíram rosas às homenageadas.

  • Related Posts

    • janeiro 22, 2026
    • 184 views
    • 2 minutes Read
    Documentário “Histórias de Pescador” e episódio inédito de “Elas têm história” abrem nova programação da TV Câmara Campos

    A TV Câmara Campos inicia 2026 com novidades na programação, em comemoração aos 10 anos de atividade. No dia 30 de janeiro, a partir das 18h30, será transmitido, ao vivo, o lançamento do documentário “Histórias de Pescador: navegação e pesca no Farol de São Tomé”, direto da orla da praia campista, em frente ao quiosque da Secretaria do Meio Ambiente. A transmissão acontece por meio de uma parceria entre a TV Câmara Campos e a produção do documentário, que foi realizado através da Lei Paulo Gustavo. O média-metragem de 40 minutos retrata a vida dos pescadores artesanais do Farol de São Tomé e a importância histórica e funcional do farol, monumento francês do século XIX que desempenha papel fundamental na segurança da navegação na costa do município. A produção destaca a adaptação da pesca artesanal ao longo do tempo, preservando tradições e reafirmando sua relevância cultural. O documentário também revisita o processo de desenvolvimento da localidade, desde o período colonial até a consolidação da praia como balneário turístico, evidenciando a convivência entre tradição e modernidade à beira-mar. A transmissão pela TV Câmara Campos reforça o compromisso do Legislativo com a valorização da memória, da cultura e da identidade do povo…

    Leia Mais

    • dezembro 29, 2025
    • 391 views
    • 2 minutes Read
    Câmara de Vereadores tem mais de 3.000 matérias protocoladas em 2025

    A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes encerra o ano de 2025 com destaque na produtividade legislativa. A Secretaria Legislativa recebeu 3.105 matérias para iniciarem a tramitação na Casa de Leis. Entre as matérias protocoladas, foram 2.271 Indicações Simples, 344 Requerimentos, 57 Indicações Legislativas, e 433 Projetos de Lei, de Leis Complementares, Resoluções e de Decretos Legislativos. Durante o ano de 2025, foram realizadas 104 sessões ordinárias, com aprovação total de 203 projetos – entre Leis Ordinárias, Leis Complementares, Resoluções e Decretos Legislativos. Além disso, foi convocada sessão extraordinária, com aprovação de um Projeto de Lei Complementar. Para o presidente da Câmara Municipal, Fred Rangel (PP), o resultado foi alcançado por meio do diálogo e do desempenho dos vereadores. “A gente buscou construir pautas que atendessem às demandas dos vereadores, foram inúmeros Indicações Legislativas, Indicações Simples e Projetos de Leis. Entendemos que a dinâmica das sessões têm que ter sintonia com essas demandas. Conseguimos, dentro das sessões, abranger essa produção legislativa, valorizando o trabalho dos vereadores”, destacou. Também foram realizadas 20 audiências públicas, que buscaram discutir temas de interesse da população. Além disso, no segundo semestre de 2025, a CPI da Enel apresentou o relatório final, com encaminhamento ao Ministério…

    Leia Mais

    Conteúdo Relacionado

    Documentário “Histórias de Pescador” e episódio inédito de “Elas têm história” abrem nova programação da TV Câmara Campos

    • janeiro 22, 2026
    Documentário “Histórias de Pescador” e episódio inédito de “Elas têm história” abrem nova programação da TV Câmara Campos

    Câmara de Vereadores tem mais de 3.000 matérias protocoladas em 2025

    • dezembro 29, 2025
    Câmara de Vereadores tem mais de 3.000 matérias protocoladas em 2025

    Vereadores aprovam projeto do Executivo em sessão extraordinária

    • dezembro 24, 2025
    Vereadores aprovam projeto do Executivo em sessão extraordinária

    Câmara convoca para sessão extraordinária

    • dezembro 22, 2025
    Câmara convoca para sessão extraordinária

    Câmara aprova PPA 2026-2029 e LOA 2026

    • dezembro 11, 2025
    Câmara aprova PPA 2026-2029 e LOA 2026

    Sessão ordinária desta terça-feira (09)

    • dezembro 10, 2025
    Sessão ordinária desta terça-feira (09)