Presidente lança o Câmara Aberta e amplia a comunicação do Legislativo com o cidadão campista

O Legislativo Municipal de Campos criou mais um espaço de comunicação direta com o cidadão campista. “É a Câmara de Vereadores buscando a participação do povo, justamente para melhor trabalhar para o povo”, disse o presidente Fábio Ribeiro (PSD), que lançou, na noite desta segunda-feira (8), o Câmara Aberta, programa de entrevistas em que a população poderá acompanhar os trabalhos e projetos desenvolvidos pelos vereadores para cada região de Campos. O Câmara Aberta vai ao ar todas as segundas, às 20h, com transmissão pelos canais de Rede Aurora, Youtube, Instagram e Facebook.


No primeiro programa, o presidente Fábio Ribeiro apresentou o Câmara Aberta e falou sobre alguns atos do Legislativo. “O objetivo, especialmente nessa época de distanciamento em decorrência da Covid-19, é abrir a Câmara para se comunicar com o cidadão, chegar para perto do cidadão, reconhecer as demandas e reais necessidades da população e da nossa cidade. Sempre digo que primeiro é Deus, no controle de tudo, mas vivemos um tempo de crises, inclusive financeira, e o momento é de união, para o bem de todos, da coletividade. O povo de Campos sofreu anos de descaso e abandono e o foco é reverter essa situação. A Câmara não é apenas um edifício,um prédio, mas sim uma instituição para debater os problemas e trazer soluções”, detalhou Fábio Ribeiro.


O presidente da Câmara participará das edições do programa, apresentado pela jornalista e da Casa, Euline Alves. “O cidadão poderá acompanhar tudo que acontece na Câmara, como os principais assuntos debatidos em plenário, os projetos de lei, propostas dos vereadores. É uma forma do campista saber o que o vereador está buscando, em termos de melhorias, para o seu bairro, a sua região. Serão entrevistas com os vereadores e convidados especiais, inclusive com espaço para quem quiser ligar e fazer sua pergunta, tirar dúvidas, apresentar sua demanda, podendo fazer o mesmo por mensagens ou bate-papo da rede social em que estiver conectado ao Câmara Aberta”.


Primeiro vereador entrevistado, o presidente Fábio Ribeiro falou de atos e ações do Legislativo, como a adequação das alíquotas mínimas de contribuição previdenciária para o custeio do Regime Próprio de Previdência Social. “A alteração da contribuição do PreviCampos para 14%, contribuição determinada, para todos os municípios brasileiros, pela legislação federal da Reforma da Previdência, possibilitou a regularização do pagamento do funcionalismo em Campos. Mesmo com a crise, o estado de calamidade financeira e orçamentária, o prefeito Wladimir pode cumprir seu compromisso de campanha e colocou a folha de pagamento em dia”, explicou.


Fábio ainda falou da nova identidade visual da Câmara, da aprovação de projetos de lei do Executivo e resoluções legislativas, parcerias como a firmada com a Educação, da atuação de vereadores junto às comunidades de seus bairros e distritos que geraram soluções e destacou os eventos promovidos pela Câmara em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, entre outros assuntos. Ele ainda respondeu às demandas apresentadas por quem acompanhou o programa por rede social ou ligou para a rádio.


O presidente finalizou a entrevista informando que o Legislativo acompanhará o novo decreto municipal, que volta a retirar algumas flexibilizações das atividades econômicas e sociais em Campos, para fortalecer o combate ao novo coronavírus.
– Não existe participação do povo se não houver vidas. Então nós temos, primeiro, com responsabilidade, sempre colocar a vida em primeiro lugar. Por isso, nós decidimos que a partir de amanhã (hoje, terça-feira, 9 de março), a presença do público em nosso plenário será suspensa, mas as sessões poderão ser acompanhadas todos os nossos trabalhos através de nossos canais e nossas redes. É importante a sua participação, mas, mais do que a sua participação, é importante a sua saúde. Eu queria chamar a atenção de todos os cidadãos. Não é momento de aglomeração. As pessoas de (grupo de) risco estão falecendo. Agora, com a nova sepa, também estão dando entrada em nossos hospitais crianças e até bebês. Temos de ter responsabilidade. Sou a favor da atividade econômica. O que dá dignidade é o emprego e o que dá o emprego é a atividade econômica. Mas, antes de tudo, temos a vida. E, aí, quero fazer um apelo a todos os governantes do nosso país: vamos parar de politicagem. Nosso cidadão brasileiro precisa de vacina, sim; precisa que o governo federal trate a Covid como uma política nacional. Não adianta passar (o combate) para os municípios e estados e (o governo federal) segurar a vacinação. Temos que, já, vacinas para todos, essa é a nossa campanha – destacou o presidente, acrescentado que a Câmara de Campos, pela primeira vez, devolveu dinheiro ao município no início deste ano, o que deveria ter sido feito ao término da legislatura passada, indicando, ao prefeito Wladimir, a compra de vacinas contra a Covid-19.
Interessados podem conferir a entrevista completa do presidente da Câmara Municipal, Fábio Ribeiro, no Facebook, aqui

  • Related Posts

    • julho 11, 2025
    • 145 views
    • 1 minute Read
    Néa Terra retorna à Câmara

    Valdinéa Duarte Terra (Néa Terra), segunda suplente do PROGRESSISTAS (PP), retornou à Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes nesta sexta-feira (11). Ela ocupa a vaga do Sr. Wainer Teixeira de Castro, nomeado Secretário Municipal de Gestão de Pessoas e Governança Digital.

    Leia Mais

    • julho 8, 2025
    • 141 views
    • 3 minutes Read
    Câmara encerra semestre com mais de 1.500 matérias protocoladas

    A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes encerrou o primeiro semestre de 2025, com 1.503 matérias apresentadas à Secretaria Legislativa, entre projetos, indicações e requerimentos. O balanço da produção legislativa reflete a atuação ativa do parlamento municipal e o compromisso dos vereadores com o desenvolvimento do município. O presidente do Legislativo, vereador Fred Rangel (PP), destacou a atuação dos parlamentares.“Estamos iniciando a legislatura e os vereadores buscam imprimir suas bandeiras políticas e os Projetos de Lei vão muito a esse encontro”, pontuou. Entre as proposituras apresentadas, foram 1.131 Indicações Simples, instrumento utilizado pelos vereadores para sugerir ao Poder Executivo ações que atendam às demandas da comunidade. Embora não tenham força de Lei, essas indicações são importantes canais de diálogo entre a população e o poder público, sinalizando necessidades que podem ser acolhidas e executadas pela administração municipal. Também foram protocoladas 19 Indicações Legislativas, que diferem das simples por sugerirem à Prefeitura o envio de um projeto de Lei sobre determinado tema. Como os vereadores não podem legislar sobre todas as matérias, esse tipo de indicação funciona como uma proposta de iniciativa legislativa a ser formalizada pelo Executivo. Os vereadores também protocolaram 161 Requerimentos e 134 Projetos de Lei. Além disso,…

    Leia Mais

    Conteúdo Relacionado

    Néa Terra retorna à Câmara

    • julho 11, 2025
    Néa Terra retorna à Câmara

    Câmara encerra semestre com mais de 1.500 matérias protocoladas

    • julho 8, 2025
    Câmara encerra semestre com mais de 1.500 matérias protocoladas

    Câmara publica convocação de Néa Terra

    • julho 8, 2025
    Câmara publica convocação de Néa Terra

    Vereadores aprovam a LDO 2026

    • julho 2, 2025
    Vereadores aprovam a LDO 2026
    Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.