Sessão ordinária com oito projetos para tramitação

Nesta quarta-feira (11), oito projetos iniciaram tramitação durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes. Os vereadores também apresentaram 31 Indicações Simples e aprovaram oito processos de Requerimentos. Após a sessão, os edis se reuniram com representantes dos médicos que estão em greve no município.

Durante a sessão, o vereador Genásio (PSC), presidente da CPI do Previcampos, comunicou que a comissão está encerrando os trabalhos e concluirá o relatório no prazo de 15 dias. A composição da CPI tem Cláudio Andrade (DC) como relator e os vereadores Enock Amaral (PHS), Marcelle Pata (PR) e Jairinho é Show (PTC) como membros.

Iniciaram tramitação os seguintes projetos, que serão encaminhados às comissões pertinentes para posteriormente serem colocados em pauta de discussão:

De autoria de Fred Machado (Cidadania), o Projeto de Lei nº 0019/2020 – Reconhece o Jornal “Monitor Campista” como Patrimônio Cultural Material de Campos dos Goytacazes.

Da Mesa Executiva, o Projeto de Lei nº 0016/2020, que reorganiza a estrutura administrativa da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes; o Projeto de Lei nº 0017/2020, que dispõe sobre a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores efetivos da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes; o Projeto de Lei Complementar nº 0018/2020, que institui a Lei Orgânica da Procuradoria Legislativa da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes; o Projeto de Lei nº 0020/2020, que institui e regulamenta a Escola de Gestão Pública do Legislativo (EGESP) no âmbito da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes; o Projeto de Lei Complementar nº 0021/2020, que dispõe sobre o Fundo Especial da Câmara Municipal de Campos do Goytacazes-RJ; o Projeto de Lei nº 0022/2020, que dispõe sobre o regulamento do Programa de Estágio no âmbito do Poder Legislativo Municipal; o Projeto de Lei Complementar nº 0023/2020, que cria o Fundo Especial da Procuradoria Legislativa (FUNPROLEGIS), regulamentando o recebimento dos honorários sucumbenciais das demandas judiciais;

Vereadores recebem Sindicato dos Médicos de Campos

Após a sessão ordinária, o presidente da Câmara, Fred Machado (Cidadania), e demais vereadores se reuniram com o presidente do Sindicato dos Médicos de Campos, José Roberto Crespo, e representantes da categoria que está em greve. O líder do governo, Genásio (PSC), sinalizou que o Executivo irá liberar as férias dos profissionais e o pagamento de 50% das gratificações – dois pontos que estão entre as reivindicações da categoria. Segundo o vereador, o pagamento citado não será de forma imediata, mas será planejado conforme a disponibilidade.

Além disso, os profissionais se comprometeram a enviar à presidência, por escrito, a pauta de reivindicações para que os vereadores possam analisar e buscar o diálogo com o Poder Executivo. Uma nova reunião entre os edis e o sindicato foi marcada para dia 18 de março (quarta-feira), após o término da sessão ordinária.

Participaram da reunião, além de Fred Machado e Genásio, os vereadores Enock Amaral (PHS), que é presidente da Comissão de Defesa da Saúde, Joilza Rangel (PSD), Ivan Machado (PTB), Abu (Cidadania), Jorginho Virgílio (Patriota), Renatinho Eldorado (PTC), Cabo Alonsimar (PTC), Álvaro Oliveira (SD), Eduardo Crespo (PR), Neném (PTB), Pastor Vanderly (PRB), Josiane Morumbi (Patriota) e Marcelle Pata (PR).

*Por Ascom Câmara Campos

  • Related Posts

    • janeiro 22, 2026
    • 184 views
    • 2 minutes Read
    Documentário “Histórias de Pescador” e episódio inédito de “Elas têm história” abrem nova programação da TV Câmara Campos

    A TV Câmara Campos inicia 2026 com novidades na programação, em comemoração aos 10 anos de atividade. No dia 30 de janeiro, a partir das 18h30, será transmitido, ao vivo, o lançamento do documentário “Histórias de Pescador: navegação e pesca no Farol de São Tomé”, direto da orla da praia campista, em frente ao quiosque da Secretaria do Meio Ambiente. A transmissão acontece por meio de uma parceria entre a TV Câmara Campos e a produção do documentário, que foi realizado através da Lei Paulo Gustavo. O média-metragem de 40 minutos retrata a vida dos pescadores artesanais do Farol de São Tomé e a importância histórica e funcional do farol, monumento francês do século XIX que desempenha papel fundamental na segurança da navegação na costa do município. A produção destaca a adaptação da pesca artesanal ao longo do tempo, preservando tradições e reafirmando sua relevância cultural. O documentário também revisita o processo de desenvolvimento da localidade, desde o período colonial até a consolidação da praia como balneário turístico, evidenciando a convivência entre tradição e modernidade à beira-mar. A transmissão pela TV Câmara Campos reforça o compromisso do Legislativo com a valorização da memória, da cultura e da identidade do povo…

    Leia Mais

    • dezembro 29, 2025
    • 391 views
    • 2 minutes Read
    Câmara de Vereadores tem mais de 3.000 matérias protocoladas em 2025

    A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes encerra o ano de 2025 com destaque na produtividade legislativa. A Secretaria Legislativa recebeu 3.105 matérias para iniciarem a tramitação na Casa de Leis. Entre as matérias protocoladas, foram 2.271 Indicações Simples, 344 Requerimentos, 57 Indicações Legislativas, e 433 Projetos de Lei, de Leis Complementares, Resoluções e de Decretos Legislativos. Durante o ano de 2025, foram realizadas 104 sessões ordinárias, com aprovação total de 203 projetos – entre Leis Ordinárias, Leis Complementares, Resoluções e Decretos Legislativos. Além disso, foi convocada sessão extraordinária, com aprovação de um Projeto de Lei Complementar. Para o presidente da Câmara Municipal, Fred Rangel (PP), o resultado foi alcançado por meio do diálogo e do desempenho dos vereadores. “A gente buscou construir pautas que atendessem às demandas dos vereadores, foram inúmeros Indicações Legislativas, Indicações Simples e Projetos de Leis. Entendemos que a dinâmica das sessões têm que ter sintonia com essas demandas. Conseguimos, dentro das sessões, abranger essa produção legislativa, valorizando o trabalho dos vereadores”, destacou. Também foram realizadas 20 audiências públicas, que buscaram discutir temas de interesse da população. Além disso, no segundo semestre de 2025, a CPI da Enel apresentou o relatório final, com encaminhamento ao Ministério…

    Leia Mais

    Conteúdo Relacionado

    Documentário “Histórias de Pescador” e episódio inédito de “Elas têm história” abrem nova programação da TV Câmara Campos

    • janeiro 22, 2026
    Documentário “Histórias de Pescador” e episódio inédito de “Elas têm história” abrem nova programação da TV Câmara Campos

    Câmara de Vereadores tem mais de 3.000 matérias protocoladas em 2025

    • dezembro 29, 2025
    Câmara de Vereadores tem mais de 3.000 matérias protocoladas em 2025

    Vereadores aprovam projeto do Executivo em sessão extraordinária

    • dezembro 24, 2025
    Vereadores aprovam projeto do Executivo em sessão extraordinária

    Câmara convoca para sessão extraordinária

    • dezembro 22, 2025
    Câmara convoca para sessão extraordinária

    Câmara aprova PPA 2026-2029 e LOA 2026

    • dezembro 11, 2025
    Câmara aprova PPA 2026-2029 e LOA 2026

    Sessão ordinária desta terça-feira (09)

    • dezembro 10, 2025
    Sessão ordinária desta terça-feira (09)