A tarde desta terça-feira (28) foi marcada por conhecimento e conscientização. O urologista Bernardo Puglia ministrou a palestra "Saúde do homem além do toque", seguindo a programação do Novembro Azul da Câmara Municipal. O evento foi em parceria com a Escola Legislativa de Campos dos Goytacazes.

Durante a conversa com o público presente, que durou cerca de 30 minutos, Bernardo abordou tópicos como envelhecimento, câncer de próstata e prevenção. Puglia também falou sobre o tabu do público masculino com a profissão. Segundo ele, o urologista não é o "médico do toque" e sim o "médico do homem".

"Assim como a ginecologista é a médica que cuida da saúde da mulher, precisamos assumir essa profissão como assistência integral do homem. Os números mostram que o público feminino dá um show em relação a procurar assistência médica. O público masculino procura de forma tardia. Já cansei de atender pacientes de 70 anos que pisavam pela primeira vez em um consultório", afirmou.

Na palestra, o urologista também apresentou alguns dados em relação ao câncer de próstata. Em destaque, estão os seguintes números: um homem morre a cada 20 minutos no mundo e 38 minutos no Brasil devido à doença, e 90% dos casos podem ser curados caso tenham o diagnóstico precoce.

Por fim, Bernardo Puglia deixou um recado: "Quando o assunto é saúde do homem, temos que deixar de lado o assunto toque, as piadas, ou coisas do tipo. O foco deve ser cuidar da saúde e melhorar a qualidade de vida. O novembro tem que ser o ano todo; não devemos esperar chegar este mês para falar sobre", concluiu.