O projeto do Centro de Abastecimento e Polo Agroalimentar de Campos (Ceascam) foi apresentado em audiência pública na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes na manhã desta segunda-feira (04).

Autor do Requerimento, o vereador Nildo Cardoso (União), abriu a audiência pública. Ao lado dele, compuseram a mesa o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho; o vice-prefeito, Frederico Paes; o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior; e o ex-deputado federal Felício Laterça.

Alfredo Dieguez apresentou o projeto. De acordo com o superintendente, atualmente, Campos tem cadastrado cerca de 3 mil produtores. Ele ainda explicou que grande parte da produção local vai para duas centrais de abastecimento mais próximas, em Cariacica e Rio de Janeiro. “A central de abastecimento vai ter condição de estar comercializando esse produto ao preço que é operado no Rio de Janeiro”, disse.

Um dos benefícios da criação da central de abastecimento no município é o impacto no preço dos produtos que, segundo estimativa de Alfredo Dieguez, deve chegar à mesa do consumidor com redução de cerca de 20%.Também foi destacado o fortalecimento da região. A expectativa é que, no primeiro ano, seja movimentado R$1 bilhão, gerando 2 mil empregos.

Já o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, falou das emendas parlamentares que foram destinadas ao município para a construção do novo Ceascam. “O que nós estamos plantando aqui, hoje, é o futuro da região. A estimativa é que 50 mil produtores sejam beneficiados com esse projeto”, pontuou.

Felício Laterça falou sobre as emendas parlamentares já destinadas ao município. Participaram da audiência o Anderson, representando o assentamento de Cambahyba, e a Sandra, do assentamento Josué de Castro. Ainda participaram o presidente da CDL Campos, Edvar Junior; o secretário municipal de Agricultura de São Francisco de Itabapoana, Enaldo Barreto; o chefe de gabinete do Executivo, Thiago Ferrugem; e o vereador líder do governo, Álvaro Oliveira (PSD).