A qualidade do serviço prestado pela concessionária de energia elétrica Enel foi discutida em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes na manhã desta terça-feira (19). O Requerimento é do vereador Juninho Virgílio (União).

“A gente recebe muitas demandas em relação ao serviço prestado pela concessionária. Então, eu acho que essa audiência é importante para a gente estar podendo debater, fazer os nossos questionamentos e vocês, enquanto representantes da empresa, estarem aqui para poderem se posicionar e dar explicações”, declarou o vereador, ao iniciar a audiência.

A representante da Enel, Andrea Andrade, apresentou os serviços da concessionária. Em todo o estado do Rio de Janeiro, a empresa atende a 66 municípios, totalizando aproximadamente 2,7 milhões de clientes. O serviço abrange cerca de 73% do território fluminense.

Já Alessandro, que é responsável pela base da Enel em Campos, destacou que entre os anos de 2021 e 2023, foram investidos R$43,9 milhões no município. De acordo com ele, entre 2017 e 2022 houve queda no número de interrupções de energia elétrica e no tempo de duração dessas interrupções.

O representante ainda disse que o período de verão é crítico. Por isso, a concessionária trabalha com acréscimo de equipes, estudo do histórico e criação de fluxo de atendimento emergencial.

Em seguida, o subsecretário de Iluminação Pública, Diego Dias, abordou a legislação que trata sobre a organização das redes elétricas que prevê a retirada de cabos que não têm utilização. Ele ressaltou que, embora a maioria dos cabos inutilizados sejam de telecomunicações, a Enel é a responsável pela rede.

O secretário do Procon-Campos, Carlos Fernando Monteiro, disse que apesar dos investimentos realizados pela empresa, ainda há muito a ser feito. “Se fizer uma pesquisa de satisfação na nossa cidade junto à concessionária Enel, obviamente que essa pesquisa não será favorável”, revelou.

Segundo o secretário, a Enel e a Águas do Paraíba são as empresas que lideram as reclamações no Procon. Porém, a taxa de acordos realizados com a concessionária de energia elétrica é muito baixa, levando a maior parte das demandas ao Judiciário.

Também participaram o secretário Municipal de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto; o representante da Secretaria Municipal de Transparência e Controle, Mário; o vice-presidente de Relações Institucionais da CDL-Campos, Fábio Paes; representando condomínios de Campos, André Amaral.

Estiverem presente os vereadores Álvaro Oliveira (PSD), Silvinho Martins (MDB), Fred Rangel (PSD), Marcione da Farmácia (União), Pastor Marcos Elias (PSC), Helinho Nahim (Agir), Fred Machado (Cidadania), Nildo Cardoso (União) e Paulo Arantes (PDT).