Câmara cria grupos de trabalho extraordinário para atuação na fase vermelha da pandemia de Covid-19

Com a realização, nesta sexta-feira (26), da reunião virtual do Gabinete de Crise de Combate à Covid-19, presidida pelo prefeito Wladimir Garotinho (PSD), que, com o avanço da doença, inclusive com 100% de ocupação das vagas disponíveis nos hospitais e 14 pessoas na fila de espera por leitos de UTI, decretou o retrocesso da situação do município à fase vermelha, o presidente da Câmara Municipal, Fábio Ribeiro (PSD), instituiu atos executivos criando três grupos de trabalho para fiscalizar o cumprimento das medidas restritivas e desenvolver ações para colaborar com o governo municipal no combate ao novo coronavírus. Os atos executivos da Câmara serão publicados no Diário Oficial da próxima segunda-feira (29).

A Câmara, através da Presidência da Casa e de vereadores, participou da reunião do Gabinete de Crise. O Legislativo, com base em quadros da pandemia observados em municípios que estiveram em situação igual ou pior a de Campos, ponderou por um equilíbrio.

– Reconhecemos que distanciamento e a vacinação são os ‘remédios’ que temos hoje para combater a Covid-19. Sabemos que as medidas restritivas são fundamentais para conter o avanço da doença, mas também reconhecemos que a radicalização das restrições podem trazer serias consequências, porque o povo, por exemplo, precisa trabalhar para garantir a alimentação, que influencia diretamente na saúde, assim como exercer seu direito ao culto religioso e à prática de atividades físicas também são formas de prevenir doenças provocadas pelo isolamento social, como a depressão. Dessa forma, vamos atuar em três frentes, de modo a fiscalizar o cumprimento das medidas impostas e, ao mesmo tempo, a atuação das autoridades para que tanto a saúde da população como o exercício das atividades econômicas sejam devidamente consideradas – declarou Fábio Ribeiro.

A Presidência da Câmara definiu especificamente a formação e atuação de cada grupo, considerando, além do agravamento da pandemia em Campos, uma maior necessidade de fiscalização para dar mais transparência e verificar se o Poder Executivo vem adotando todas as medidas necessárias de planejamento e ações para minimizar os impactos da Covid-19 e contribuir para a retomada das atividades econômicas.

O Grupo de Trabalho Extraordinário, coordenado pelo vereador Marcione da Farmácia e composto também pelos edis Helinho Nahim e Anderson de Matos, deverá monitorar a evolução dos casos de coronavírus, rastrear a velocidade de crescimento da pandemia, acompanhar a ocupação dos leitos de terapia intensiva, além de aferir, junto à Secretaria Municipal de Saúde e à Subsecretaria de Posturas, as ações, planejamentos e execuções que estão sendo adotadas durante a pandemia, examinando, ainda, com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, as medidas de amparo à população de rua e a entidades e associações de representação civil e de classe.

Outro grupo, formado pelos vereadores Rogério Matoso e Dandinho de Rio Preto e coordenado pelo vereador Bruno Vianna vai acompanhar e colaborar no planejamento da imunização contra a Covid-19, verificando problemas e propondo soluções, em atuação junto às Secretarias de Governo, Saúde e demais órgãos.
O terceiro grupo de trabalho vai averiguar o cumprimento, pelas igrejas e templos religiosos de todas as confissões, de todas as medidas sanitárias impostas pelo governo municipal para seu devido funcionamento durante a pandemia. A este grupo compete, além de supervisionar e orientar essas igrejas e templos sobre a obrigatoriedade das medidas, verificar, junto à Vigilância Sanitária e à Secretaria de Saúde, as ações, planejamentos e execuções que estão sendo adotadas para garantir o correto funcionamento dos mesmos. O grupo será formador pelos vereadores Leon Gomes (coordenador), Pastor Marcos Elias e Kassiano Tavares.

Os grupos de trabalhos são em caráter extraordinário e com atuação temporária, durante a pandemia do novo coronavírus. Além do relatório final, cada grupo poderá apresentar relatórios parciais, que serão de conhecimento da Câmara Municipal. “A Câmara, respeitadas as restrições para seu funcionamento, continua do povo e para o povo e estaremos atuando e, mais do que nunca, exercendo nosso papel, para o bem comum”, concluiu o presidente Fábio Ribeiro.

  • Related Posts

    • janeiro 22, 2026
    • 184 views
    • 2 minutes Read
    Documentário “Histórias de Pescador” e episódio inédito de “Elas têm história” abrem nova programação da TV Câmara Campos

    A TV Câmara Campos inicia 2026 com novidades na programação, em comemoração aos 10 anos de atividade. No dia 30 de janeiro, a partir das 18h30, será transmitido, ao vivo, o lançamento do documentário “Histórias de Pescador: navegação e pesca no Farol de São Tomé”, direto da orla da praia campista, em frente ao quiosque da Secretaria do Meio Ambiente. A transmissão acontece por meio de uma parceria entre a TV Câmara Campos e a produção do documentário, que foi realizado através da Lei Paulo Gustavo. O média-metragem de 40 minutos retrata a vida dos pescadores artesanais do Farol de São Tomé e a importância histórica e funcional do farol, monumento francês do século XIX que desempenha papel fundamental na segurança da navegação na costa do município. A produção destaca a adaptação da pesca artesanal ao longo do tempo, preservando tradições e reafirmando sua relevância cultural. O documentário também revisita o processo de desenvolvimento da localidade, desde o período colonial até a consolidação da praia como balneário turístico, evidenciando a convivência entre tradição e modernidade à beira-mar. A transmissão pela TV Câmara Campos reforça o compromisso do Legislativo com a valorização da memória, da cultura e da identidade do povo…

    Leia Mais

    • dezembro 29, 2025
    • 391 views
    • 2 minutes Read
    Câmara de Vereadores tem mais de 3.000 matérias protocoladas em 2025

    A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes encerra o ano de 2025 com destaque na produtividade legislativa. A Secretaria Legislativa recebeu 3.105 matérias para iniciarem a tramitação na Casa de Leis. Entre as matérias protocoladas, foram 2.271 Indicações Simples, 344 Requerimentos, 57 Indicações Legislativas, e 433 Projetos de Lei, de Leis Complementares, Resoluções e de Decretos Legislativos. Durante o ano de 2025, foram realizadas 104 sessões ordinárias, com aprovação total de 203 projetos – entre Leis Ordinárias, Leis Complementares, Resoluções e Decretos Legislativos. Além disso, foi convocada sessão extraordinária, com aprovação de um Projeto de Lei Complementar. Para o presidente da Câmara Municipal, Fred Rangel (PP), o resultado foi alcançado por meio do diálogo e do desempenho dos vereadores. “A gente buscou construir pautas que atendessem às demandas dos vereadores, foram inúmeros Indicações Legislativas, Indicações Simples e Projetos de Leis. Entendemos que a dinâmica das sessões têm que ter sintonia com essas demandas. Conseguimos, dentro das sessões, abranger essa produção legislativa, valorizando o trabalho dos vereadores”, destacou. Também foram realizadas 20 audiências públicas, que buscaram discutir temas de interesse da população. Além disso, no segundo semestre de 2025, a CPI da Enel apresentou o relatório final, com encaminhamento ao Ministério…

    Leia Mais

    Conteúdo Relacionado

    Documentário “Histórias de Pescador” e episódio inédito de “Elas têm história” abrem nova programação da TV Câmara Campos

    • janeiro 22, 2026
    Documentário “Histórias de Pescador” e episódio inédito de “Elas têm história” abrem nova programação da TV Câmara Campos

    Câmara de Vereadores tem mais de 3.000 matérias protocoladas em 2025

    • dezembro 29, 2025
    Câmara de Vereadores tem mais de 3.000 matérias protocoladas em 2025

    Vereadores aprovam projeto do Executivo em sessão extraordinária

    • dezembro 24, 2025
    Vereadores aprovam projeto do Executivo em sessão extraordinária

    Câmara convoca para sessão extraordinária

    • dezembro 22, 2025
    Câmara convoca para sessão extraordinária

    Câmara aprova PPA 2026-2029 e LOA 2026

    • dezembro 11, 2025
    Câmara aprova PPA 2026-2029 e LOA 2026

    Sessão ordinária desta terça-feira (09)

    • dezembro 10, 2025
    Sessão ordinária desta terça-feira (09)