Vereadores aprovam cinco projetos em sessão ordinária

A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes realizou sessão ordinária nesta terça-feira (10). Em segundo turno, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 0111/2025, de Diego Dias (PDT), que institui e inclui o Dia Municipal do Profissional Propagandista de Produtos Farmacêuticos no Calendário Oficial de Eventos do Município de Campos dos Goytacazes.

Primeiro turno

Já em primeiro turno de discussão, os vereadores aprovaram ao Projeto de Lei Complementar nº 0067/2025, de Anderson de Matos (Republicanos), que altera a Lei Complementar n° 016 de 07 de janeiro de 2020, excluindo os templos religiosos da exigência de Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV.

Também de autoria do vereador Anderson de Matos, foi aprovado o Projeto de Lei nº 0110/2025, que altera a Lei Municipal nº 9.087, de 16 de setembro de 2021 e dá outras providências.

Turno único

Em turno único, os vereadores aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo nº 0109/2025, de Dandinho de Rio Preto (União), que concede a Ordem do Mérito Doutor Rubens Pessanha Alves Gomes ao Sr. Héwerlen Coelho Freicho Pinheiro.

Também foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 0139/2025, dos vereadores Dudu Azevedo (Republicanos), Fred Rangel (PP), e Juninho Virgílio (Podemos), que concede o título de Cidadania Campista à Sra. Marcia de Oliveira Cadete Ferreira.

Tramitação

Nesta sessão, começaram a tramitar:

Do vereador Abdu Neme (PL), o Projeto de Lei nº 0168/2025, que dispõe sobre a realização anual da “Caminhada pelo Autismo”, com vistas à promoção da conscientização, inclusão social e valorização das pessoas com transtorno Espectro Autista (TEA); e Projeto de Lei nº 0169/2025, que institui o Programa Municipal de Saúde Preventiva e inteligente para idosos – VIDA ATIVA 60+;

Do vereador Anderson de Matos (Republicanos), o Projeto de Lei nº 0154/2025, que proíbe a contratação de shows, artistas e eventos abertos ao público infanto-juvenil que envolvam, no decorrer da apresentação, expressão de apologia ao crime organizado ou ao uso de drogas e dá outras providências.

  • Related Posts

    • agosto 7, 2025
    • 147 views
    • 7 minutes Read
    Câmara realiza sessão ordinária após Recesso Parlamentar

    A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes realizou sessões ordinárias nesta terça-feira (05), após o Recesso Parlamentar. Nesta sessão, os vereadores aprovaram o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel. O vereador Kassiano Tavares (PP) apresentou a conclusão do documento. “Diante de todo o exposto e considerando o robusto acervo probatório coligido ao longo desta investigação parlamentar, esta Comissão Parlamentar de Inquérito reconhece a ocorrência de práticas reiteradas e sistemáticas de ilegalidade, abusividade e omissão por parte da ENEL DISTRIBUIÇÃO RIO, em violação frontal ao dever de prestar serviço público essencial com qualidade, continuidade, segurança, regularidade e eficiência. Os prejuízos causados ao Município de Campos dos Goytacazes, às famílias atingidas e ao tecido produtivo local são incontestáveis e de grande monta, abrangendo desde danos materiais e morais até acidentes fatais resultantes da omissão no zelo pela infraestrutura elétrica. Não se pode tolerar que uma concessionária investida de função pública, remunerada pelas tarifas pagas compulsoriamente pelos usuários, converta sua atuação em um verdadeiro descaso institucionalizado, no qual a precariedade do serviço é tratada com normalidade e as vítimas têm seu sofrimento relativizado”, concluiu Kassiano Tavares. O relatório será encaminhado ao Ministério Público Estadual, à Comissão de Minas e…

    Leia Mais

    • julho 25, 2025
    • 191 views
    • 1 minute Read
    Presidentes de Câmaras discutem a retomada do Parlamento Inter-Regional

    O presidente da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, Fred Rangel, se reuniu, na manhã desta sexta-feira (25), com os presidentes das Câmaras Municipais do Norte e Noroeste Fluminense. Este foi o primeiro encontro para tratar da retomada do Parlamento Inter-Regional, que abrange 22 municípios. Participaram da reunião o presidente do Legislativo de Miracema, Hugo Fernandes; de Itaocara, Maycon Omecias; de São José de Ubá, Lucas Felipe; e de São Francisco de Itabapoana, Alexandre Barrão. Os presidentes das Câmaras Municipais de Macaé, Cambuci, São João da Barra e Quissamã justificaram as respectivas ausências. O encontro contou também com a presença dos vereadores de Campos dos Goytacazes, Juninho Virgílio, Silvinho Martins e Marquinho do Transporte; de Miracema, o vice-presidente Maguinho e o vereador Jorge Oneide; o vereador de Italva, Joel Enfermeiro; e o ex-vereador de Itaocara, Batista. O Parlamento Inter-Regional tem o objetivo de fortalecer a representatividade das cidades do Norte e Noroeste Fluminense, visando o desenvolvimento regional. O próximo encontro dos presidentes está previsto para agosto, e deve ocorrer no município de Miracema.

    Leia Mais

    Conteúdo Relacionado

    Câmara realiza sessão ordinária após Recesso Parlamentar

    • agosto 7, 2025
    Câmara realiza sessão ordinária após Recesso Parlamentar

    Presidentes de Câmaras discutem a retomada do Parlamento Inter-Regional

    • julho 25, 2025
    Presidentes de Câmaras discutem a retomada do Parlamento Inter-Regional

    Néa Terra retorna à Câmara

    • julho 11, 2025
    Néa Terra retorna à Câmara

    Câmara encerra semestre com mais de 1.500 matérias protocoladas

    • julho 8, 2025
    Câmara encerra semestre com mais de 1.500 matérias protocoladas
    Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.