No dia 28 de março, o município de Campos completou 188 anos da elevação de Vila à condição de cidade. Para celebrar esta data, a Câmara Municipal em parceria com a com a Escola Legislativa de Campos dos Goytacazes, realizou uma programação especial aberta ao público durante os dias 29 e 30.

Antes de começar as atrações, o presidente da Câmara, Marquinho Bacellar, afirmou que tem como principal meta aproximar a população da Casa de Leis. “Esse lugar é do povo e está aberto para recebê-los. Essa semana comemorativa é apenas o primeiro passo. Temos vários projetos culturais para serem realizados na Câmara em pauta e espero poder tirar do papel bem em breve. Agradeço a presença de todos que vieram aqui participar do evento,” disse.

O primeiro dia de evento contou com música, feira artesanal e história. A Sociedade Musical Lyra de Apollo, a banda mais antiga da cidade com 152 anos de existência, animou o público presente no foyer do Palácio Nilo Peçanha com seu vasto repertório. A festividade ainda contou uma feira artesanal que chamou a atenção de quem visitava a casa.

Ainda no dia 29 de março, a doutora em história, Rafaela Machado, trouxe conhecimento para os presentes com a palestra "28 de março em destaque - de Capitania a Cidade". Já no último dia, Sylvia Paes e Katiana Rodrigues encantaram a plateia com uma Contação de Histórias sobre Campos.

Rafael Martins, superintendente da Escola Legislativa de Campos dos Goytacazes, conta que as programações culturais da Câmara não vão parar por aí. “É um prazer trazer projetos voltados para a área histórica e cultural para a Câmara. Já temos o projeto ‘Visitando nossa história’ na Escola Legislativa, onde trazemos alunos para conhecer nosso corredor cultural histórico. E nos próximos meses teremos novidades, tem muita coisa boa planejada para a população,” concluiu.