A lista dos estudantes inscritos no processo de seleção para o Parlamento Jovem Campista foi divulgada pela Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes nesta quarta-feira (13). Para serem habilitados à próxima fase da seleção, eles precisam comparecer à palestra que será realizada na sexta-feira (15), às 14h, no Plenário Álvaro Lopes Vidal.

O Parlamento Jovem Campista tem como objetivo promover a cidadania e incentivar a participação dos estudantes no debate público. Ele será dividido por faixa etária, entre Parlamento Mirim (10 a 12 anos) e Parlamento Juvenil (13 a 18 anos).

Para cada Parlamento, serão escolhidos 25 representantes - número equivalente ao de vereadores eleitos no município. A seleção será feita pela Comissão Especial Organizadora da Escola Legislativa de Campos dos Goytacazes.

Os participantes poderão debater e propor projetos de Lei, Moções e Resoluções sobre assuntos de interesse das crianças e adolescentes, participar das sessões do Legislativo principal na qualidade de observadores, além de promover debates e audiências, em conformidade com o regimento próprio.

Lista de inscritos

Processo de seleção

Nesta etapa, os alunos inscritos estão convocados a participar de uma palestra, que vai explicar a importância do trabalho do vereador. Os candidatos que comparecerem à palestra serão habilitados a concorrer a uma vaga no Parlamento Jovem Campista.

Na próxima etapa, o inscrito deverá elaborar 01 (um) Projeto de Lei, com a observância dos critérios da Lei Complementar 95/98, que será encaminhado à Comissão Especial Organizadora. Os critérios de avaliação pontuação do projeto estão descritos no Edital.

Posse do Parlamento

Após aprovação, os alunos eleitos serão diplomados e empossados pelo Presidente da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, em cerimônia com data e horário a serem divulgados. Os Parlamentos devem eleger as respectivas Mesas Diretoras.