Câmara encerra semestre com mais de 1.500 matérias protocoladas

A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes encerrou o primeiro semestre de 2025, com 1.503 matérias apresentadas à Secretaria Legislativa, entre projetos, indicações e requerimentos. O balanço da produção legislativa reflete a atuação ativa do parlamento municipal e o compromisso dos vereadores com o desenvolvimento do município.

O presidente do Legislativo, vereador Fred Rangel (PP), destacou a atuação dos parlamentares.“Estamos iniciando a legislatura e os vereadores buscam imprimir suas bandeiras políticas e os Projetos de Lei vão muito a esse encontro”, pontuou.

Entre as proposituras apresentadas, foram 1.131 Indicações Simples, instrumento utilizado pelos vereadores para sugerir ao Poder Executivo ações que atendam às demandas da comunidade. Embora não tenham força de Lei, essas indicações são importantes canais de diálogo entre a população e o poder público, sinalizando necessidades que podem ser acolhidas e executadas pela administração municipal.

Também foram protocoladas 19 Indicações Legislativas, que diferem das simples por sugerirem à Prefeitura o envio de um projeto de Lei sobre determinado tema. Como os vereadores não podem legislar sobre todas as matérias, esse tipo de indicação funciona como uma proposta de iniciativa legislativa a ser formalizada pelo Executivo.

Os vereadores também protocolaram 161 Requerimentos e 134 Projetos de Lei. Além disso, a Câmara Municipal recebeu 23 Projetos de Lei enviados pelo Gabinete do Prefeito. Os Projetos de Lei propõem normas jurídicas que, após tramitarem pelas comissões pertinentes e serem aprovadas em plenário, podem se tornar leis que impactam diretamente a vida da população.

A produção legislativa do semestre também contou com 35 Projetos de Decreto Legislativo, que tratam de matérias de competência exclusiva do Legislativo, como concessão de honrarias e reconhecimento de utilidade pública.

Ao fim do processo legislativo, foram aprovadas 60 Leis Ordinárias, que regulam assuntos de interesse geral do município; 2 Leis Complementares, que tratam de temas mais específicos; 26 Decretos Legislativos e 3 Resoluções internas da Casa.

Durante o primeiro semestre, a Câmara realizou 49 sessões ordinárias, nas quais os vereadores debateram e votaram as matérias em pauta, além de 11 audiências públicas que ampliaram o diálogo com a sociedade civil. “As audiências públicas vêm a partir de um olhar mais atento do vereador para questões que afloram no cotidiano da população. Temas importantes foram tratados, como a segurança pública e transporte”, ressaltou Fred Rangel.

Outro destaque da atuação parlamentar é a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que foi instalada este ano para investigar possíveis irregularidades/práticas abusivas cometidas pela Enel no município. A CPI segue em andamento.

Capacitação dos servidores

Durante o primeiro semestre de 2025, a Câmara Municipal realizou cursos e capacitações voltados à formação dos servidores. Entre eles, o “Curso de Capacitação In Company – Fases do Planejamento da Contratação”, que abordou as principais etapas do planejamento da contratação pública com uso estratégico de novas ferramentas.

De acordo com o presidente Fred Rangel, o objetivo é promover a qualificação técnica necessária para o exercício eficiente da função pública.

“Acreditamos que todo o investimento na qualificação e aperfeiçoamento dos servidores trazem o retorno em riscos menores de equívocos, principalmente em licitações e contratos. Um grupo de trabalho bem treinado e atualizado a novas nuances gera eficiência e maior segurança, principalmente para o gestor”, concluiu Fred Rangel.

  • Related Posts

    • janeiro 22, 2026
    • 177 views
    • 2 minutes Read
    Documentário “Histórias de Pescador” e episódio inédito de “Elas têm história” abrem nova programação da TV Câmara Campos

    A TV Câmara Campos inicia 2026 com novidades na programação, em comemoração aos 10 anos de atividade. No dia 30 de janeiro, a partir das 18h30, será transmitido, ao vivo, o lançamento do documentário “Histórias de Pescador: navegação e pesca no Farol de São Tomé”, direto da orla da praia campista, em frente ao quiosque da Secretaria do Meio Ambiente. A transmissão acontece por meio de uma parceria entre a TV Câmara Campos e a produção do documentário, que foi realizado através da Lei Paulo Gustavo. O média-metragem de 40 minutos retrata a vida dos pescadores artesanais do Farol de São Tomé e a importância histórica e funcional do farol, monumento francês do século XIX que desempenha papel fundamental na segurança da navegação na costa do município. A produção destaca a adaptação da pesca artesanal ao longo do tempo, preservando tradições e reafirmando sua relevância cultural. O documentário também revisita o processo de desenvolvimento da localidade, desde o período colonial até a consolidação da praia como balneário turístico, evidenciando a convivência entre tradição e modernidade à beira-mar. A transmissão pela TV Câmara Campos reforça o compromisso do Legislativo com a valorização da memória, da cultura e da identidade do povo…

    Leia Mais

    • dezembro 29, 2025
    • 389 views
    • 2 minutes Read
    Câmara de Vereadores tem mais de 3.000 matérias protocoladas em 2025

    A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes encerra o ano de 2025 com destaque na produtividade legislativa. A Secretaria Legislativa recebeu 3.105 matérias para iniciarem a tramitação na Casa de Leis. Entre as matérias protocoladas, foram 2.271 Indicações Simples, 344 Requerimentos, 57 Indicações Legislativas, e 433 Projetos de Lei, de Leis Complementares, Resoluções e de Decretos Legislativos. Durante o ano de 2025, foram realizadas 104 sessões ordinárias, com aprovação total de 203 projetos – entre Leis Ordinárias, Leis Complementares, Resoluções e Decretos Legislativos. Além disso, foi convocada sessão extraordinária, com aprovação de um Projeto de Lei Complementar. Para o presidente da Câmara Municipal, Fred Rangel (PP), o resultado foi alcançado por meio do diálogo e do desempenho dos vereadores. “A gente buscou construir pautas que atendessem às demandas dos vereadores, foram inúmeros Indicações Legislativas, Indicações Simples e Projetos de Leis. Entendemos que a dinâmica das sessões têm que ter sintonia com essas demandas. Conseguimos, dentro das sessões, abranger essa produção legislativa, valorizando o trabalho dos vereadores”, destacou. Também foram realizadas 20 audiências públicas, que buscaram discutir temas de interesse da população. Além disso, no segundo semestre de 2025, a CPI da Enel apresentou o relatório final, com encaminhamento ao Ministério…

    Leia Mais

    Conteúdo Relacionado

    Documentário “Histórias de Pescador” e episódio inédito de “Elas têm história” abrem nova programação da TV Câmara Campos

    • janeiro 22, 2026
    Documentário “Histórias de Pescador” e episódio inédito de “Elas têm história” abrem nova programação da TV Câmara Campos

    Câmara de Vereadores tem mais de 3.000 matérias protocoladas em 2025

    • dezembro 29, 2025
    Câmara de Vereadores tem mais de 3.000 matérias protocoladas em 2025

    Vereadores aprovam projeto do Executivo em sessão extraordinária

    • dezembro 24, 2025
    Vereadores aprovam projeto do Executivo em sessão extraordinária

    Câmara convoca para sessão extraordinária

    • dezembro 22, 2025
    Câmara convoca para sessão extraordinária

    Câmara aprova PPA 2026-2029 e LOA 2026

    • dezembro 11, 2025
    Câmara aprova PPA 2026-2029 e LOA 2026

    Sessão ordinária desta terça-feira (09)

    • dezembro 10, 2025
    Sessão ordinária desta terça-feira (09)